domingo, 20 de março de 2016

Chegou a primavera! (parte I)

A Pleione formosana, cujas fotografias anexo, é uma orquídea terrestre originária da China e da Formosa. Foi descrita pelo botânico Bunzo Hayata, no Japão, em 1911, a partir de um exemplar de uma coleção existente em Nanao, uma pequena cidade litoral japonesa.
Na natureza, vive entre os 500 e os 2500 metros de altitude, na montanha.
A minha expectativa em relação a esta orquídea é grande já que é uma orquídea terrestre originária de regiões com um clima de 4 estações como o nosso e, por isso, imagino que vai gostar de viver cá em casa. Além disso, na natureza forma tapetes de flores rasteiras que brotam do musgo onde vive e fazem lembrar os tapetes de crocos floridos existentes em toda a Europa, apesar de as flores serem muito diferentes.
Comprei esta orquídea, na semana passada, na feira internacional de orquídeas do Porto. Já tinha um botão floral que hoje abriu em pleno. A seguir vão desenvolver-se as folhas plissadas grandes que já se conseguem vislumbrar, embora ainda pequeninas. No final do verão também as folhas desaparecem e os pseudobolbos ficam em dormência até ao final do inverno seguinte.
Uma curiosidade: é devido a esse período de dormência (em que a planta está reduzida aos pseudobolbos) que consegue suportar as temperaturas frias do inverno.



Sem comentários:

Enviar um comentário