domingo, 19 de maio de 2019

A mais pequenina

De todas as espécies de orquídeas que já floriram cá em casa, a Cyrtochilum meirax é a que produz as flores mais pequeninas. As flores amarelas com umas pintas escuras, que dão cor à minha sala já vai para mês e meio, não têm mais de 1,5 cm de comprimento.
Não sei se em Portugal existe um nome vulgar para esta orquídea mas encontrei num site inglês um nome que faz justiça à beleza da nuvem amarela de flores que produz: Cyrtochilum encantado (tradução livre).  
Já sobre o nome científico não há dúvidas, é aquele que indiquei no inicio deste texto. É um nome relativamente recente, pois foi aprovado pela comunidade científica em 2001. Mas esta orquídea, que cresce nas copas das árvores das florestas húmidas e elevadas da América Central, foi descrita pela primeira vez em 1854 por Heinrich Gustav Reichenbach, um orinitólogo e botânico alemão especialista em orquídeas, que lhe atribuiu o nome Oncidium meirax, provavelmente devido ao pequeno tamanho das flores (meirax é uma palavra derivada do grego e significa jovem/pequeno). 
Estas fotos, tiradas por mim à minha orquídea, são aldrabonas pois as flores parecem maiores e as pintas mais avermelhadas do que nas flores reais. 





Sem comentários:

Enviar um comentário